segunda-feira, julho 30, 2007

Vereadores do PS propuseram louvor à ESAD e aos estudantes premiados


REUNIÃO 30 DE JULHO DE 2007


Introdução

A Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha assume uma importância educativa, social, económica e cultural fundamental para o Município de Caldas da Rainha, constituindo-se num pilar da identidade municipal pelas iniciativas culturais que promove, pela formação que ministra a milhares de jovens com o reconhecimento nacional e internacional espelhado nos vários prémios conquistados e por ser uma fonte de criação, criatividade e inovação.

A ESAD, através dos seus alunos, do corpo docente e de todos que contribuem para o êxito do projecto educativo, têm desenvolvido um conjunto de iniciativas culturais que ganharam o seu espaço no contexto local, regional e nacional. O “Caldas Late Night”, por exemplo, é hoje referenciado em todo o País pela sua criatividade, intervenção em espaço urbano e dimensão cultural.

A excelência do trabalho desenvolvido na Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha obteve recentemente mais três reconhecimentos que importa sublinhar e saudar.

Duarte Castelo Branco, estudante de Design Industrial da ESAD, ganhou o Prémio de Design Automóvel Seat/Automagazine e vai estagiar durante ano e meio no Centro de design da Seat em Barcelona.

Mariana Marques, estudante da ESAD, venceu o Prémio Cidade de Évora do V Festival internacional de Gravura , uma Bienal Internacional de Gravura Artística com 200 trabalhos de autores provenientes de 31 países.

Ivo Andrade, estudante de Artes Plásticas da ESAD, foi um dos três vencedores da III Edição do Prémio BES Revelação/Fundação serralves 2007.
O BES Revelação é uma iniciativa conjunta do Banco Espírito Santo e da Fundação de Serralves que visa incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os que recorram ao medium fotografia. O concurso destina-se a artistas com idade inferior a 30 anos e os trabalhos/projectos de sua autoria devem ser inéditos e nunca antes submetidos a apreciação de júris. De forma central, ainda que não exclusiva, o concurso contempla trabalhos que utilizem o suporte fotografia. O assunto/tema do projecto é totalmente livre. No âmbito do concurso BES Revelação, os artistas seleccionados têm a oportunidade de expor os seus projectos na Casa de Serralves, beneficiando deste modo da possibilidade de se apresentarem e darem a conhecer o seu trabalho, num museu de arte contemporânea com projecção internacional.

A excelência dos resultados obtidos sublinha o anacronismo das alterações a que foi sujeita recentemente a ESAD com a extinção do Curso de Animação Cultural e a criação do curso de Design de Ambientes, impondo uma reflexão sobre a necessidade do Município de Caldas da Rainha potenciar o trabalho desenvolvido a partir da ESAD em benefício da sua afirmação cultural e da projecção dos jovens criadores. Por razões históricas, mas sobretudo por um imperativo de afirmação de futuro, não faz sentido que as áreas de formação da ESAD não tenham uma iniciativa municipal de âmbito nacional e internacional que projecte a excelência das propostas criativas dos jovens da escola de artes.
Propostas:
1. Considerando a forte aposta no mecenato cultural do Grupo BES (BESPhoto, BESArt, BES Revelação, entre outros) e a recente instalação do “Call-center” da Contact, empresa do Grupo BES, propõe-se o desenvolvimento de contactos com o Grupo BES no sentido de avaliar a possibilidade de, no âmbito do mecenato cultural, ser desenvolvido um projecto que dê expressão à excelência da criatividade da ESAD ou um projecto nacional na área do Design, com sede nas Caldas da Rainha, por exemplo , o BES Design.
2. Considerando a feliz frequência com que jovens da ESAD são premiados, num inequívoco reconhecimento da qualidade, inovação e criatividade das suas obras, a Câmara Municipal deverá promover anualmente uma exposição com as obras de alunos e dos licenciados da ESAD que nesse ano tenham obtido prémios nacionais e internacionais, na Galeria Municipal Osíris ou noCentro Cultural e de Congressos, com a publicação de um catálogo da exposição.

Voto de Louvor

A Câmara Municipal de Caldas da Rainha louva a Escola de Artes e Design e os estudantes Duarte Castelo Branco ( Prémio de Design Automóvel Seat/Magazine) ; Mariana Marques (Prémio Cidade de Évora do V Festival Internacional de Gravura de Évora) e Ivo Andrade ( III Edição do Prémio BES Revelação/Fundação Serralves 2007) por mais um reconhecimento do trabalho de excelência cultural e de criatividade que diariamente desenvolvem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Visão. Abraço.