quarta-feira, julho 18, 2007

O princípio da igualdade ou "uns são filhos os outros enteados"....


No mandato passado a Câmara Municipal de Caldas da Rainha aprovou, por iniciativa do Vereador Jorge Mangorrinha, eleito pelo PSD, uma proposta acerca do Bairro Capristano, defendendo que quaisquer intervenções neste bairro se circunscreveriam, no que diz respeito ao exterior, a obras de conservação e melhoramentos desde que não comprometessem a configuração das duas frentes e sua unidade. Segundo lembrou o autarca, o bairro foi fundado há meio século pela empresa de camionagem Capristanos num propósito altruísta e filantrópico para com os trabalhadores da empresa.

“ A sua localização e matriz urbana deram-lhe particular configuração e características: uma rua inclinada é ladeada de casas de um e outro lado num escadeado uniforme”.

“Apesar de uma envolvente menos própria, este bairro mantém a memória da sua origem, pelo que deve ser preservado na sua essência formal, ou seja, mantendo a cércea de um piso, o mesmo ritmo de vãos de fachada e cor”.

Em 2006, a Câmara Municipal aprovou o licenciamento de uma construção nova para o terreno da primeira vivenda do Bairro dos Capristanos junto à estrada, antiga propriedade do PCP, agora titulada pelo Arquitecto Sousa Lopes. Esta aprovação contrariou as intenções iniciais da Câmara Municipal e abriu um precedente para os restantes proprietários.


Agora, isto é há mais de seis meses, deu entrada um projecto para a reformulação da segunda habitação, contígua à vivenda que abriu o precedente e a maioria hesita, invoca as anteriores aprovações, mas não pode ceder ao triundo do "uns são filhos os outros são enteados". Ou os precedentes só são abertos para os do sistema.....

1 comentário:

Anónimo disse...

É realmente tipico da Cãmara das Caldas...uns são filhos...os outros enteados...ora se no 1º caso foi dado parecer positivo, porque é que ainda não foi dado resposta ao 2º caso..?
A resposta é obvia..não se pertencendo ao "polvo" que por estas bandas impera é se sujeito a um tratamento diferencial.
Assim como este caso, proliferam tantos outros..até quando isto vai durar..quando é que Caldas vai acordar..?