domingo, fevereiro 01, 2009

Manuel Nobre preside ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar Oeste Norte


O médico Manuel Nobre, que exercia o cargo de director clínico do hospital das Caldas da Rainha, vai ser o presidente do conselho de administração do novo Centro Hospitalar Oeste Norte, informou a Administração Regional de Saúde.
O novo Centro Hospitalar Oeste Norte vai gerir através de uma única administração os antigos Centro Hospitalar das Caldas da Rainha e os hospitais Bernardino Lopes de Alcobaça e São Pedro Telmo de Peniche.
A decisão surgiu após o anúncio da intenção do Ministério da Saúde de construir um novo hospital para todo o Oeste Norte, zona que abrange Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Peniche, Óbidos e Bombarral.
Contactado pela Lusa, Manuel Nobre disse que deverá iniciar funções segunda-feira e considerou que “será uma mais valia os três hospitais trabalharem em conjunto e poderem ser complementares uns dos outros”.
O médico, que fez o seu percurso profissional nas Caldas da Rainha e Alcobaça, espera que “possa haver uma melhor articulação e melhor aproveitamento dos espaços, uma vez que esta é uma região onde há falta de camas”, adiantando que será criada uma unidade de cuidados continuados em Peniche.
Fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo informou ainda que como vogais do conselho de administração foram nomeados os médicos Maria do Rosário Sabino (ex-administradora delegada do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha e Alberto Farinha, ex-administrador do hospital de Peniche).
O novo conselho de administração é ainda composto pela directora clínica Maria Adelaide Afonso, que exercia funções de presidente do conselho de administração e directora clínica do Hospital de Alcobaça e pelo enfermeiro director Manuel Ferreira que desempenhava funções em Caldas da Rainha.
Os autarcas das Caldas da Rainha e de Alcobaça têm reclamado cada um para o seu município a localização do novo hospital do Oeste Norte mas a tutela ainda não indicou a local definitivo.
A Câmara de Alcobaça já adquiriu um terreno de 11,5 hectares, por 3,5 milhões de euros, na freguesia de Alfeizerão, junto à auto-estrada A8 (Lisboa/Leiria).
E, por seu lado, Caldas da Rainha dispõe de quatro locais disponíveis, o último dos quais se prepara para adquirir a privados pelo valor de 1,3 milhões de euros, junto ao Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, perto de uma saída da A8.

Sem comentários: