segunda-feira, maio 18, 2009

O que a Câmara das Caldas não faz, faz a Câmara Municipal de Lisboa


Lisboa, 18 Mai (Lusa) - O jardim do Museu da Cidade, em Lisboa, vai passar a ser habitado por animais e vegetais em cerâmica produzidos pela Fábrica Bordalo Pinheiro, ganhando o nome do artista a partir de Setembro.
O projecto, concebido por Joana Vasconcelos, visa homenagear uma das mais importantes personalidades do século XIX, Rafael Bordado Pinheiro, e criar mais uma zona de passeio e divertimento no Concelho.

Segundo a proposta da jovem artista, a intervenção cirscunscreve-se ao espaço do jardim de bucho anexo à fachada Sul do Museu, sugerindo uma "estratégia deliberada de contaminação do lugar 'a posteriori'", com a instalação de peças.
Nos labirínticos percursos deste espaço verde vão surgir caranguejos, lagostas, sapos, peixes, cavalos marinhos, cogumelos, troncos, caracóis e moluscos, alguns dos quais com elementos de repuxo ou com a funcionalidade de bancos.
Outras figuras, como andorinhas, vespas, cobras e gatos, vão preencher os muros envolventes e a varanda do primeiro piso do Museu, uma construção do século XVIII também conhecida por Palácio Pimenta e cujo complexo está classificado como imóvel de interesse público.
O projecto inclui ainda aplicações de faixas ou painéis de azulejos de baixo relevo representativos da obra de Bordalo Pinheiro, bem como taças ou jarrões em pedestais.
Para concretizar o plano, a Câmara irá activar as fontes existentes e criar um novo projecto de iluminação para o jardim, localizado no Campo Grande.
ROC.
Lusa/fim
O QUE NÃO SE FAZ NAS CALDAS PELOS NOSSAS MARCAS DE IDENTIDADE,
LISBOA FAZ ! ORA TOMA !

Sem comentários: