quinta-feira, janeiro 10, 2008

Uma má solução para o País e para o Oeste


O Governo PS acaba de anunciar a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete e não na Ota, onde estava previsto. Invoca um estudo comparativo do LNEC em que, por 4 aspectos contra 3, Alcochete surge como a melhor opção. É uma má decisão para o Oeste, é uma decisão que contraria o Programa Eleitoral do PS, não posso por isso deixar de lamentar e protestar, em especial, pelo processo e pelas consequências.

Pelo processo, porque não é aceitável que se gastem milhões de euros em estudos sobre uma ou várias localizações e depois surja um estudo com financiadores anónimos que destabilize o trabalho de anos; porque não é aceitável que num Estado de Direito um poder económico, a cobro do anonimato, possa influir de forma tão decisiva na sociedade; porque durante muitos anos, demasiados, se impuseram limitações aos cidadãos e aos municípios sobre a utilização dos solos em redor da Ota e quando se sugeriu Alcochete nada se impôs; porque o Estado induziu de forma inequívoca e sustentada um conjunto de expectativas às populações da região Oeste que agora foram defraudadas; e porque muitos dos que suscitaram dúvidas em relação à opção Ota, nomeadamente o Senhor Presidente da República ou a anterior liderança do PSD, nunca as formularam durante o período de campanha eleitoral para a Presidência da República e nas diversas deslocações ao Oeste.

Pelas consequências, porque existiam expectativas fundadas nas opções do Estado Português, nas intervenções dos diversos governantes, incluindo o actual Deputado do PSD Jorge Costa (ex-Secretário de Estado das Obras Públicas) e nos planos de ordenamento do território que foram sendo aprovados; porque poderão estar em risco investimentos previstos que tinham como pressuposto a construção do novo aeroporto na Ota; porque terão de ser de apresentados um conjunto de investimentos alternativos para a Região Oeste e assumidas as responsabilidades do Estado nas limitações impostas aos Municípios, em especial, ao de Alenquer.

3 notas finais

É inaceitável que continuem no anonimato os financiadores do estudo da CIP que propôs a construção do novo aeroporto em Alcochete.

É importante que se saiba quem são os proprietários dos terrenos envolventes ao Campo de Tiro de Alcochete e que transacções de terrenos foram concretizadas no último ano, pois quando se avançou com a possibilidade de Alcochete não se impuseram medidas preventivas da utilização do solo.

É importante que o Governo avance com um conjunto de investimentos para a Região Oeste que surjam como compensação para esta má decisão para o Oeste: a requalificação da Linha do Oeste, a construção do Hospital Oeste Norte, a instalação de um ou dois grandes projectos empresariais, tipo IKEA ou Pescanova, susceptíveis de a Norte e a Sul do Oeste criarem um impacto positivo na criação de emprego e no desenvolvimento económico, o relançamento do termalismo nas Caldas da Rainha , o instituto Politécnico do Oeste e, sobretudo, um conjunto de projectos destinados à criação de emprego; à promoção de um desenvolvimento económico sustentado e à afirmação do Oeste como destino turístico de excelência.

E sendo certo que os principais protagonistas do Oeste fizeram muito pouco para sustentar a solução da Ota quando avolumavam os contestatários da Ota; que o PSD tem particulares responsabilidades na mudança, ao protagonizar uma mudança de posição quando saiu do Poder; que o Presidente da República acarinhou a solução Alcochete sem que o tivesse feito durante a campanha eleitoral; que os grandes interesses económicos voltaram a distorcer o Estado de Direito e o normal funcionamento das instituições democráticos e do Estado como uma pessoa de bem; não posso deixar de afirmar que o meu Governo, o Governo do PS, tomou uma má decisão para o Oeste, uma decisão com a qualquer, em consciência não posso concordar. Porque tenho princípios, porque tenho valores e porque ainda dou valor à palavra dada.

António Galamba

PS Mal está um País em que os Deputados têm conhecimento de uma opção pelos jornais, mas o Dr. Van Zeller tem direito a telefonema prévio do Governo a informá-lo da opção do Governo. A que mais agrada aos secretos financiadores do estudo da CIP e ao Senhor Presidente da República.

2 comentários:

Anónimo disse...

partilho a mágoa e o resto....,
NB

Anónimo disse...

Então a questão à volta da "requalificação da Linha do Oeste"... pode estragar a "ruralidade" da região? Francamente. E as rodovias? Abraço. Paulo Prudêncio.