sexta-feira, janeiro 25, 2008

Engraçadinho, o Comunicado do PSD/Caldas sobre a Ota




O PSD/Caldas emitiu um comunicado hilariante contra a decisão do Governo PS de construir o Novo Aeroporto Internacional de Lisboa em Alcochete.Hilariante pelas omissões e hilariante pelo esforço em atacar os Deputados do PS da Região para manterem, em Lisboa e no Oeste, uma posição contra a não construção do Aeroporto na Ota como se estes precisassem de lições de coerência do PSD.




Hilariante pelas omissões.




1. a omissão sobre as responsabilidades da Direcção do PSD liderada pelo Dr. Marques Mendes na concepção e concretização de uma campanha de descrédito da opção Ota. Na altura, quem falou do PSD/Caldas contra a posição da Direcção do PSD ? Ninguém ! Por medo ou conveniência, assitiram calados, resignados, amorfos e distraídos aos ataques do PSD à opção da Ota. Mas foram mais longe, acolheram no Oeste o Congresso Nacional do PSD que seria de consagração da Direcção Mendista, feroz adversária da Ota para criar dificuldades ao Governo. Não contentes, foi nas Caldas que o Dr. Mendes, feroz adversário da Ota depois de a ter defendido nos Governos PSD/PP, encerrou a sua campanha interna. O PSD/Caldas fez muito pouco para contrariar a campanha que o seu partido a nível nacional desenvolveu contra a opção Ota. Se há lágrimas de crocodilo é de quem se cala quando convém e fala quando lhe aprovém.




2. a omissão sobre as responsabilidades da Direcção do PSD liderada pelo Dr. Luis Filipe Menezes na sustentação e conclusão da campanha negativa contra a Ota depois da anunciada posição da CIP sobre a matéria. O PSD do Dr Menezes(o tal que declarou " A Ota está escolhida longa vida à Ota") através do líder e de vários porta-vozes, entre os quais o Deputado Jorge Costa, que enquanto Secretário de Estado das Obras Públicas do Governo PSD/PP foi um dos mais fanáticos apoiantes da opção Ota, em especial, quando presente em Leiria, zurziram o Governo PS sobre a solução mais favorável para o Oeste. Na altura, o que fez o PSD/Caldas ? Calados que nem ratos....




3. a omissão sobre as responsabilidades do Senhor Presidente da República apoiado pelo PSD no volte-face ocorrido, pelas dúvidas suscitadas sobre a opção Ota e pelo apoio político dado à iniciativa da CIP ou do seu Presidente Van Zeller. Importa ter presente que o candidato Cavaco Silva deslocou-se ao Oeste e às Caldas da Rainha sem nada dizer sobre a possibilidade de instalação do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa na Ota. Os seus apoiantes, entre os quais muitos militantes do PSD acolheram-no nas Caldas e na Misericórdia, sem regatear um esforço de mobilização ou a caça ao voto, sem o questionar sobre o seu pensamento sobre o desenvolvimento regional ou sobre o projecto do novo aeroporto. Pois bem, os embandeirados apoiantes do PSD/Caldas, não o questionaram na campanha e omitem as suas responsabilidades na mudança de posição do Governo. Mais uma vez há silêncios que de tão ensurdecedores dizem tudo.




4. Vem o PSD/Caldas agora querer dar lições de coerência e determinação aos Deputados do PS. Era só mesmo o que faltava. Defendi a Ota no passado e pronunciei-me contra a posição do Governo PS , em Lisboa, na Assembleia, nas Caldas e em qualquer forum onde a questão foi suscitada. Não sou como o Dr. Jorge Costa que defendia a Ota no Governo PSD/PP e agora como porta-voz para as Obras Públicas é contra; não sou como o Dr. Pais Antunes, cabeça de lista do PSD pelo Círculo Eleitoral de Leiria que em Leiria defendeu a Ota e em Lisboa era contra, como também não sou como os do PSD/Caldas que em determinados momentos se auto-anulam para ter um qualquer dirigente cá na terra ou para estar bem com Deus e com o Diabo. Não dou lições, mas também não as recebo, sobretudo de quem tem a maioria dos municípios do Oeste e não consegue afirmar uma linha estratégica para a Região ou de quem ataca os estudos mas pactua com os "Augustos Mateus" e outros servidores dos interesses.




Os silêncios e as omissões do PSD/Caldas dizem tudo. Não se escandalizam que um ex-Ministro e candidato Presidencial, o Eng. Ferreira do Amaral, tenha concessionado as pontes sobre o Tejo à Lusoponte e seja agora Presidente dessa empresa ? Não se escandalizam que não se saiba quem pagou o estudo que esteve na origem desta reviravolta ? Não se escandalizaram que o Dr. Augusto Mateus fosse ao mesmo tempo responsável contratado da Associação de Municípios do Oeste pela elaboração do Plano Estratégico, responsável pelo projecto da cidade aeroportuária da Ota e participante no estudo comparativo do LNEC ? Não, o PSD/Caldas com isso não se incomoda, mas quer dar lições a quem mantém uma posição coerente em Lisboa e nas Caldas. Por muito que lhes custe, e deve custar mesmo, em matéria de coerência no PSD sobre a Ota só vi o Senhor Deputado Feliciano Barreira Duarte que sempre defendeu a Ota em Lisboa, em Leiria ou no Bombarral. Eu sei a coerência tem um preço que o PSD/Caldas não está disponível para pagar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Lágrimas de crocodilo, o rei vai nú e mais vale parecer do que fazer assenta bem aos psd´s das caldas........derivados de qualquer coisa que ainda não se conseguiu descortinar, talves rapazote, talvez silva pais, talvez oliveira salazar. Para eles a palavra nada conta, os pareceres são para justificar a opção tomada, a lei dilata e o futuro adia-se....estamos feitos ao bife com esta caruma...