terça-feira, junho 05, 2007

Reunião do Dia 21 de Maio de 2007

Dimensionamento Hospitalar na área da Estremadura-Oeste
O vereador António Galamba solicitou cópia de toda a documentação entregue ao Professor Daniel Bessa, da Escola de Gestão do Porto, entidade encarregue de elaborar um estudo sobre o Dimensionamento Hospitalar na Área da Estremadura-Oeste. O pedido decorre da informação de que, num cenário de construção de um novo hospital no norte da Região Oeste, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha teria disponibilizado um terreno com dois artigos nos Texugos, Tornada, portanto, um terreno descontínuo, e não um terreno com continuidade territorial como o disponibilizado pela Câmara Municipal de Alcobaça, em Alfeizerão. A informação indicativa foi confirmada pelo Presidente da Câmara. A preocupação do Vereador do PS prende-se com a possibilidade desse factor poder ser considerado uma desvantagem competitiva em relação ao terreno apresentado por Alcobaça.

Pintura de passadeiras na Av. Pedro Cardoso, junto à Sede da Associação de Municípios do Oeste
O Vereador António Galamba sublinhou o facto de no âmbito dos trabalhos preparativos para a inauguração da sede da Associação de Municípios do Oeste, na Avenida General Pedro Cardoso terem sido pintadas quatro passadeiras nas imediações do edifício, não tendo sido concretizada a pintura de mais quanto passadeiras junto à Clínica Persona cuja pertinência está associada à circulação de crianças que frequentam a Escola D. João II. Em reuniões anteriores, os Vereadores do PS tinham suscitado a importância da pintura destas passadeiras, pois os veículos automóveis circulam a uma velocidade considerável e o passeio apresenta um perfil rebaixado junto aos pontos de atravessamento.
3. Paúl de Tornada
O PS sublinhou a importância ambiental do Paul de Tornada para o Município de Caldas da Rainha e para a Região Oeste, manifestando preocupação pelo facto de o território em causa ter sido objecto de um contrato de arrendamento por dez anos, iniciado em 1998, com conclusão em 2008. A um ano do fim do contrato, considerando a relevância do património ambiental da flora e da fauna do ecossistema do Paul de Tornada, considerando as hipotéticas tentações imobiliárias que possam existir em relação ao todo ou a parte desse área, considerando ainda os riscos que podem existir decorrentes do desenvolvimento da acção humana, nomeadamente da caça, o PS propôs que o Município intervenha junto da Administração Central no sentido de encontrar uma solução segura e duradoura que salvaguarde o património ambiental deste ex-libris de Caldas da Rainha.

Sem comentários: