quinta-feira, maio 29, 2008

Solidariedade

Excertos de dois poemas
(dedicados ao Hélder e à Celeste)
Desalento
Nestes mares sem bonança,
Boiando sem esperança,
Meu baixel em vão se cansa
Por ganhar o amigo porto;
Em sinistro negro véu
Minha estrela se escondeu;
Não vejo luzir no céu
Nenhum lume de conforto.
A tormenta desvairou-me,
Mastro e vela escalavrou-me,
E sem alento deixou-me
Sobre o elemento infiel;
Ouço já o bramir tredo
Das vagas contra o penedo
Onde irá - talvez bem cedo -
Soçobrar o meu batel.
No horizonte não lobrigo
Nem praia, nem lenho amigo,
Que me salve do perigo,
Nem fanal que me esclareça;
Só vejo as vagas rolando,
Pelas rochas soluçando,
E mil coriscos sulcando
A medonha treva espessa.
/…/
(Bernardo Guimarães)

Esperança

Esperança:
isto de sonhar bom para diante
eu fi-lo perfeitamente,
Para diante de tudo foi bom
bom de verdade
bem feito de sonho
podia segui-lo como realidade
Esperança:
isto de sonhar bom para diante
eu sei-o de cor.
Até reparo que tenho só esperança
nada mais do que esperança
pura esperança
esperança verdadeira
que engana
e promete
e só promete.
Esperança:
pobre mãe louca
que quer pôr o filho morto de pé?
Esperança
único que eu tenho
não me deixes sem nada
promete
engana
engano que seja
engana
não me deixes sozinho
esperança.

(Almada Negreiros)

2 comentários:

Maria Monteiro disse...

Mais uma vez, muito obrigada pelo apoio, ajuda, ânimo.....enfim, muito agradecemos nesta altura em que tudo e todos nos abandonam, em que não se pode confiar em nada nem em ninguém, pois estão todos demasiado viciados para se aperceberem da gigante roda da engrenagem em que se meteram...
Lamentamos muito, por nós, mas acabamos de ser expelidos desta engrenagem mal oleada...obrigaram-nos a isso....

Administrador disse...

Ter amigos é o nosso tesouro mais precioso. Ter amigos solidarios nos bons e nos piores momentos das nossas vidas é um diamante raro que devemos partilhar com o mundo frio, desumano, globalizante, tecnocrático e sem ética. Ao meu amigo Nicolau um abraço muito forte e sentido. A amizade é sem dúvida o sentimento mais completo de um Homem integro e solidário. Nicolau, como poucos, sabe o sentido do sofrimento e da alegria de ser um cidadão. Num mundo em que as pessoas não fazem sentido é bom sentir o abrigo da amizade.