terça-feira, maio 06, 2008

Passadeira para o CCC ou "Touril"?


Hoje, dia 5 de Maio, fomos confrontados com rua Dr. Leonel Sotto Mayor transformada em pista de largada de touros, ou seja “entourilada”. Não sei se a palavra existe, ou se é correcto empregá-la, sendo que, para o efeito, me parece a mais adequada face ao panorama que se nos oferece ao passarmos por lá.
Já nos tínhamos apercebido dos buracos feitos na calçada dos passeios da referida rua, há algumas semanas atrás. Certo, certo é que não sabíamos, nem soubemos até ontem, para que serviam. Nas reuniões da Câmara nada, nem uma palavra, nem uma justificação, nenhuma informação prévia. Tudo a ser feito pela "calada do silêncio"….
Confesso que não gosto de touradas nem nutro qualquer tipo de simpatia/antipatia pelos touros. Também confesso que nada me move contra as touradas ou contra o gosto pelos touros, pelas lides a cavalo ou pela arte de "pegar" o touro. No entanto, devo confessar que esta súbita paixão pelas "Caldas capital taurina de Portugal", de que já ouvíramos falar qualquer coisa na imprensa local, coloca-nos perante alguns paradoxos que importa analisar e reflectir.
Em primeiro lugar, a continuada improvisação da maioria no executivo camarário. Improviso porque não estava previsto no Plano de Actividades, também porque não foi discutido, nem aprovado em reunião do Executivo, confessando que, para nós, foi uma surpresa, levando-nos a concluir que, neste caso, houve intencionalidade em fazê-lo desta forma, sem discussão, sem análise, sem planeamento, em segredo.
Em segundo lugar, parece-nos também que o evento que se preparou, em segredo, talvez para afastar os possíveis contestatários às touradas, vai ser realizado no período menos desejável para as Caldas da Rainha. A cidade está em festa e a festa tenderá a tornar-se em "festa brava" e não em Festa da Cidade.
Em terceiro lugar, parece-nos que a escolha da rua Dr. Leonel Sotto Mayor para funcionar como pista de largada de touros foi a pior opção possível, já que é nesta rua que se localiza o CCC, que vai ser inaugurado no dia 15 de Maio, será a rua por onde vão passar a grande maioria dos convidados para a referida inauguração, inclusive o Presidente da República, perdendo a rua a sua dignidade por via da transformação dos acessos ao CCC em arena.
Na nossa opinião, a rua deveria ser engalanada festivamente para assinalar a inauguração do CCC e não entourilada para servir de pista para largada de touros.Veja-se o paspecto com que a rua ficou e percebe-se a falta de sensibilidade dos mentores da ideia.
Estão a tratar-nos como?

1 comentário:

Anónimo disse...

Pensei que tratava-se da colocação de pequenos pilares destinados a impedir o estacionamento automóvel em cima do passeio. Enfim...
Sempre que passo por ali acontece-me ter de fazer um exercício muito comum no trânsito automóvel dentro da nossa cidade: como o estacionamento é feito nos dois sentidos, o cruzamento entre os automóveis que circulam em sentido contrário é de "emagrecer": então quando me cruzo com o "toma" ou com os pesados das obras em curso...
Enfim, detalhes que interessam pouco.
Abraço do Paulo Prudêncio.