terça-feira, outubro 30, 2007

Ode à leitura, aos livros e à Isabel Castanheira






Hoje não apresentamos o resultado da nossa intervenção na reunião de Câmara.Não o fazemos por uma razão muito forte e muito emotiva: os Rotary das Caldas homenagearam a Isabel Castanheira, numa cerimónia marcada pela emoção e pela habitual frontalidade interventiva da Isabel.
Aos testemunhos solidários e elogios unanimes a Isabel respondeu com a leitura de um texto de agradecimento e de intervenção cívica, marcado pela clarividência de análise cultural à situação cultural e organizacional das Caldas da Rainha.Pegando nas palavras de Raúl Proença, "..... a cidade das Caldas da Rainha é uma cidade desinteressante..."*, a Isabel enfatizou todas as contradições e incapacidades que as últimas décadas de gestão autárquica originaram: cidade sem uma ideia cerebral que lhe permita diferenciar-se de qualquer outro aglomerado urbano, sem peia de criatividade e sem notórias mais valias vivenciais que possibilitem aos seus cidadãos a almejada qualidade de vida e as valências culturais adequadas e necessárias.
A continuada política do improviso e do remendo faz-nos sentir orfãos de uma História repleta de iniciativas ousadas que fizeram das Caldas da Rainha um local de referência ao longo dos tempos. A sua vanguarda, no Renascimento, na época da Restauração, no barroco joanino, no iluminismo pombalino, no oitocentismo romântico, no dealbar do republicanismo e no visionarismo dos anos 30, diluiu-se, nas últimas décadas, no improviso de uma gestão autárquica subjugada por referenciais políticos e ideológicos bebidos nos anos trinta do século passado.
A Isabel tem razão, restando-nos, para superar tal orfandade, esperar, ansiosamente, que o desinteressante se manifeste de forma mais participada(como o faz a Isabel), com a participação de outras isabeis, com a generosidade cívica dos muitos caldenses que com ela partilham esta insatisfação e o eterno querer participativo na recuperação do tempo perdido, propiciador da construção de um concelho inovador, criador e culturalmente dinâmico.
Obrigado Isabel e conta com a solidariedade dos que contigo partilham os livros, almejam aprender e estão disponíveis para participar na construção da nossa cidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bonito, muito bonito. :). Abraço do Paulo Prudêncio.

Isabel Castanheira disse...

Obrigada. Quem não gosta de ver o seu trabalho reconhecido? Eu gosto.Quanto às criticas, serão criticas ou a simples constatação da realidade?
Isabel