segunda-feira, outubro 19, 2009

A última reunião de Câmara do mandato 2005-2009

REUNIÃO DE 19 DE OUTUBRO DE 2009


O sufrágio eleitoral autárquico de 11 de Outubro de 2009 ditou a eleição de novos autarcas para o mandato de 2009-2013, nos órgãos municipais e das 16 Freguesias do Municípios de Caldas da Rainha. No momento em que participo na última reunião de Câmara Municipal como Vereador eleito em 2005, gostaria de reafirmar a convicção de ter respeitado o mandato que os Caldenses nos conferiram e de, com espírito democrático e sentido de responsabilidade, ter cumprido a missão de quem não ganhou as eleições: ser oposição a uma ampla maioria com um programa político e um modelo de gestão diferentes dos defendidos pelo PS na campanha eleitoral.

Centrados na nossa interpretação da defesa do interesse das Caldas e dos Caldenses e nos compromissos eleitorais que assumimos, mantivemos uma intervenção permanente, propondo, fiscalizando, divergindo, convergindo ou não participando em votações, como aconteceu na questão dos projectos urbanísticos decorrente da ausência de chefia na Divisão de Projectos e Urbanismo, situação que o IGAL reconheceu como susceptível de riscos.
Centrados nessa interpretação da defesa do interesse das Caldas e dos Caldenses suscitámos muitas questões relacionadas com problemas, expectativas e sonhos dos munícipes das 16 Freguesias de Caldas da Rainha, alertámos para programas e projectos da Administração Central com relevância para o Município e expressámos muitas das vezes preocupação pelos impactos negativos de um modelo de gestão avesso ao planeamento, ao estudo, à iniciativa, ao envolvimento dos cidadãos no processo de decisão e à interacção com outros municípios.
Chegamos ao fim do mandato de consciência tranquila em relação ao cumprimento da missão, em circunstâncias políticas difíceis decorrentes de um poder instalado de mais de duas décadas, de uma teia de interesses implantados, de uma apatia da população para a defesa dos seus direitos e da sua visão de cidade e de concelho, e de uma certa comunicação social que ou está alinhada com o Poder ou, na ânsia de querer ser a protagonista da oposição, ignora o que é feito pelos que efectivamente foram eleitos com essa legitimidade democrática.
Foi para servir os Caldenses que fomos eleitos, foi isso que procurámos fazer, com um sentido de ética republicana e transparência. O novo ciclo político aberto pela limitação de mandatos e pelos resultados eleitorais registados a 11 de Outubro certamente serão uma nova página de esperança, de trabalho e de cidadania para a entrada definitiva do Município de Caldas da Rainha num caminho de recuperação do peso político, de protagonismo e de desenvolvimento que tem vindo a perder. Será sempre com esse espírito que continuaremos a trabalhar noutros espaços de intervenção política e cívica, o de reafirmar uma alternativa de mudança que não esqueça as necessidades do presente e a insuperável necessidade de preparar o futuro. Uma intervenção que contribua para a afirmação do melhor das capacidades dos Caldenses, do melhor da identidade das Caldas da Rainha e do elevado potencial cultural, económico e social que permanece por explorar. Uma intervenção que estimule a crítica construtiva, a participação, a defesa do património e a procura de novos caminhos para a construção de um Município competitivo, com oportunidades, mais justo e com melhor qualidade de vida.
Por último, não posso deixar de sublinhar o bom ambiente democrático das reuniões de Câmara Municipal e de agradecer aos funcionários municipais, a todos os funcionários municipais o apoio prestado e o trabalho que desenvolvem, pois as críticas que fomos formulando durante o mandato em momento algum tiveram a ver com a qualidade das suas prestações, mas apenas com o modelo de gestão imposto pela maioria política do PSD.
Uma nota final para agradecer a disponibilidade de sempre para a adaptação às novas funções no início de mandato e para o cumprimento do mandato ao Dr. João Barradas, à Dra. Cecília Lourenço, à Dra. Eugénia Grilo e ao Sr. João Santos.

3 comentários:

Marques Pereira disse...

Como Socialista e membro da lista em que foram eleitos, quero deixar duas notas em relação ao trabalho que fizeram nestes 4 anos: em primeiro lugar de congratulação por esse trabalho, o qual dignificou e prestigiou a imagem do PS, enquanto oposição; em segundo luga, um profundo lamento (repúdio mesmo) pelo facto do PS das Caldas não ter conseguido (querido?)capitalizar os frutos políticos do vosso trabalho, com os vergonhosos resultados que se viram no passado doa 11. Um grande abraço.

Paulo G. Trilho Prudêncio disse...

Felicidades para os dois.

Um forte abraço.

Delfim Azevedo disse...

Depois de lêr o comentário do Dr. Marques Pereira quero aqui reafirmar que o partido Socialista foi e sempre será um espaço de tolerância democrática, onde os militantes poderão sempre em liberdade exprimir as suas opiniões.
Um grande abraço aos vereadores que agora terminam os seus mandatos.
Delfim Azevedo