segunda-feira, fevereiro 11, 2008



1. A prática de skate, os protestos e a insegurança
Os Vereadores do PS retomaram o tema do impasse nas obras do Skate Parque , lamentando a paragem da obra para a introdução de alterações e a ocorrência de eventuais actos de vandalismo alegadamente associados a protestos de jovens praticantes de desportos radicais. A PSP foi chamada aos núcleos museológicos municipais (Leopoldo de Almeida), devido a actos de vandalismo provocados por um grupo de mais de uma dezena de jovens, que ocuparam os espaços para praticar Skate e outros desportos radicais, em protesto, segundo eles, pela demora na conclusão das obras do Skate Park, junto à Biblioteca Municipal.
Alguns dos jovens foram identificados mas não se verificou nenhuma detenção.
Na noite de Sexta para Sábado registaram-se actos de vandalismo, praticados por desconhecidos, sem que se tenha verificado qualquer despoletar de alarmes ou detecção dos referidos actos pela segurança.
As ocorrências sublinham a falta de espaços para os jovens adeptos dos desportos radicais desenvolverem as actividades radicais, que motivou a criação de um sítio na Internet de protesto pelos atrasos nas obras do Skate Parque, e os problemas de falta de segurança dos espaços culturais geridos pelo município.

2. Os Vereadores do PS foram alertados para existência de abate de árvores, sobreiros e outras espécies, na Quinta da Boneca, em área de Reserva Ecológica Nacional. O Executivo Municipal tem conhecimento do que se passa?

3. Os Vereador do PS receberam ainda queixas sobre a deficiente sinalização vertical colocada na Estrada entre Caldas da Rainha e Rio Maior (Estrada 114) para “orientar o trânsito de pesados” na sequência das obras no Pontão de Vidais. Segundo os cidadãos, a debilidade da sinalética tem gerado alguma confusão sobre os itinerários a seguir para cumprir o trânsito entre as Caldas da Rainha e Rio Maior.

4. Os Vereadores do PS retomam o problema do estado em que ficam as estradas do Município depois de intervenções relacionadas com a instalação de gás, das televisões por cabo, da rede de esgotos e das instalações eléctricas (EDP), deixando um rasto de lombas e má reposição do piso lesivas da qualidade da mobilidade e da segurança dos cidadãos. O exemplo mais gritante é o estado da estrada entre as Caldas da Rainha e Santa Catarina, em especial, entre as Caldas e Salir de Matos (Coto e Cabeça Alta) e entre as Trabalhias e o entroncamento para o Carvalhal Benfeito.

5. Os Vereadores do PS defenderam a necessidade de se proceder à substituição das passadeiras para peões, nos locais mais concorridos e mais centrais, muitas delas que continuam por pintar, propondo-se a sua substituição de passadeiras de calçada, com ligeiros declives (lomba), pelo menos, numa primeira fase, nos seguintes locais: em frente ao Multiusos; em frente aos CTT´s; em frente às Escolas; na zona da Rainha e na Rua L. Camões, em frente à entrada do Parque (junto à Pastelaria Machado).

6. Os Vereadores do PS suscitaram a questão do mau estado de conservação da estrada entre a passagem de nível de Salir do Porto e o Chão da Parada, até ao cruzamento da Tornada, com risco para a segurança dos automobilistas em muitos pontos do troço.

Os Vereadores do PS
António Galamba
Nicolau Borges

Sem comentários: