segunda-feira, setembro 10, 2007

Ter ou não ter, ser ou não ser, eis as questões…..

Hoje fomos confrontados com a surpreendente proposta/vontade do Sr. Presidente da Câmara das Caldas da Rainha, a propósito, de que, na sua opinião, deveríamos nós, Vereadores do PS, no nosso Blogue colocar as respostas da Câmara Municipal às questões por nós colocadas no período de antes da ordem do dia das reuniões do executivo. Ou seja, considera que sempre que a Câmara responde às questões por nós colocadas nas sessões do órgão executivo camarário tais respostas deveriam ser colocadas no nosso Blogue, em resposta aos nossos posts, tipo direito de resposta, ao abrigo da Lei da Imprensa.

Ora, cá para nós, só podemos entender esta tomada de posição do Sr. Presidente da Câmara das Caldas com o facto do Dr. Fernando Costa não saber o que é um Blogue, nem para que serve. Se for este o caso nós recomendamos-lhe, a título de exemplo e de referência as seguintes consultas: em primeiro lugar a visita regular ao Blogue do Dr. José Pacheco Pereira (http://www.abrupto.blogspot.com); em segundo lugar a consulta a um dicionário de Tecnologias de Informação e Comunicação sobre o significado e alcance do conceito Blogue.

Se a referida tomada de posição resultou de outras intenções então só temos que ficar preocupados e pensar o pior, sobre conceitos tão democráticos como Liberdade, Cidadania, Crítica, etc….

Tivemos a oportunidade de retorquir ao Sr. Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Dr. Fernando Costa, que a Câmara Municipal das Caldas da Rainha dispõe, on-line, de uma página institucional na Internet onde, semanalmente, poderiam ser disponibilizadas as actas aprovadas pelo executivo camarário, actas essas onde estão inscritas todas as intervenções realizadas pelos Vereadores do executivo, onde estão as respostas permitidas pela maioria executiva aos pedidos de esclarecimentos solicitados e onde se inscrevem todas as decisões e deliberações do executivo. É certo que essa informação (as actas do Executivo, assim como as Actas da Assembleia Municipal) não é colocada online, vá-se lá saber porquê (?!), parecendo-nos a nós que tal tarefa exigiria um esforço mínimo e um investimento nulo, pois as referidas actas são transcritas em formato digital. Vá-se lá saber porquê?!

É certo que esta Câmara tem pouca apetência pela Democracia Digital e pela dinamização de práticas de mobilização e dinamização da Cidadania activa, a começar pela preguiça com que gere a sua página institucional, como o comprovou a nossa Vereadora Maria de Jesus Fernandes, que esteve presente na reunião do executivo camarário de hoje, dia 10 de Setembro, em substituição do Vereador António Galamba ausente no estrangeiro em missão parlamentar. A Vereadora chamou a atenção para o facto da informação disponível neste dia referente à qualidade da água monitorizada pelos Serviços Municipalizados das Caldas da Rainha dizer respeito, repare-se e pasme-se, ao segundo semestre de 2005. Ora esta ligeira discrepância temporal serve para o satisfatório esclarecimento das razões profundas da não colocação das actas das reuniões na página Internet da CMCR: dá muito trabalho e recobro mas, sobretudo, geraria muita disponibilidade de informação actualizada, o que para algumas mentalidades é de todo contraproducente.

Outro exemplo de má gestão da informação disponível na página Internet do nosso Município reporta-se à ambiguidade da informação dos documentos relativos à Revisão do PDM, não se sabendo se os documentos são da responsabilidade do Departamento de Planeamento e Urbanismo da CMCR, ou se estamos perante documentação resultante das diversas reuniões realizadas nas Juntas de Freguesia do Concelho, realizadas no âmbito do lançamento/informação da discussão sobre a Revisão do PDM, em fase de arranque, questão levantada também pela Vereadora Maria de Jesus Fernandes.

Um pequeno esclarecimento ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, a ETAR das Caldas esteve com o tratamento secundário interrompido, para obras, não duas semanas como referiu, mas sim entre 24 de Maio e o dia 11 de Julho, segundo informações dos Serviços Municipalizados das Caldas da Rainha.

Sem comentários: