segunda-feira, maio 03, 2010

Aconselhamento sobre Igualdade




Conselho de Ministros que aprova o Quadro de Referência do Estatuto das Conselheiras e dos Conselheiros Locais para a Igualdade
Esta Resolução propõe um quadro de referência para o estatuto das Conselheiras ou dos Conselheiros Locais para a Igualdade a nomear pelas Câmaras Municipais e que estas, querendo, poderão adoptar como modelo.
Esta Resolução visa incentivar a execução de políticas para integração da perspectiva de género em todos os domínios das políticas locais, incluindo em matéria de conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, visando assegurar uma maior acessibilidade e efectivação dos direitos e potenciando o exercício de uma cidadania activa global.
As autarquias locais têm vindo a adoptar Planos Municipais para a Igualdade, estando celebrados 46 protocolos de cooperação nesse sentido com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. A execução destes Planos dinamizou já iniciativas muito importantes, como a criação de centros de atendimento a vítimas de violência doméstica, redes de parcerias locais para a promoção da igualdade de género e a sensibilização da opinião pública local para o combate a todas as formas de discriminação.

2 comentários:

Trocando Ideias disse...

Neste momento é com agrado que vejo algo que nos pode dar um pouco de esperança para alguma coisa mudar no nosso Concelho. Não tenhamos duvidas nenhumas que há gente protegida tudo lhes corre bem e tudo lhes é facilitado e outras pessoas só lhes dificultam a vida e são sempre os mesmos a usufruírem de apoios sociais. Outras pessoas que por vezes são os que mais precisam cada vez a situação de vida dessas pessoas se agrava parece que há aqui uma vingança.
A haver justiça nestas situações penso que devia de haver um poder do nosso Governo que nós cidadãos pudesse-mos pedir informação sobre os nossos direitos e informasse-mos das injustiças, que algumas pessoas estão a ser vítimas.
Não há qualquer dúvida que actualmente está tudo controlado por algumas pessoas. E só essas pessoas é que mandam em tudo o que pode alterar ou criar melhor qualidade de vida local. Quero alertar que há pessoas a sofrer e não sabem onde pedir Justiça. A isto chama-se discriminação.

Trocando Ideias disse...

Não vale a pena dar a conhecer a forma injusta que alguns assuntos são tratados no Serviço Social da Autarquia de Caldas da Rainha e porquê?
A forma em que algumas coisas acontecem, são muito bem pensadas com a intenção de interferiam na forma de nós agirmos e na vida do dia-a-dia, têm efeitos psicológicos. Pela calada é assim quem mais fala mais paga mesmo que tenha razão, precisamos de um poder que nos defenda e isso não existe.