segunda-feira, março 02, 2009

Reunião de Câmara, dia 02 de Março

Já tinhamos colocado a questão da falta de avisos de licenciamento de obras afixados nos locais onde decorrem as mesmas. Na verdade são cada vez mais os casos da não afixação dos avisos de licenciamentos de obras, com o nº de licenciamento e respectivo nº de processo, verificáveis nos diversos empreendimentos do concelho.
Voltámos hoje a chamar a atenção para esta omissão/ilegalidade considerando que é necessário, da parte da fiscalização dos serviços camarários, uma maior atenção ao não cumprimento da lei, praticada sobretudo por parte dos grandes construtores e dos licenciados do tipo empresariais e industriais.

Cerâmica, Patrimónios e Desemprego

No dia em que o executivo se prepara para adquirir o espólio patrimonial da Secla, e bem, na nossa opinião; no dia em que nas Caldas da Rainha se assiste a uma iniciativa de protecção, para efeitos de musealização de um riquissimo legado cultural, constituído por um conjunto de alguns milhares de peças cerâmicas, representativas da produção artesanal e industrial de uma das principais unidades industriais de cerâmica do concelho, afirmada nacional e internacionalmente, os vereadores do PS questionaram o Presidente da CMCR sobre as intenções do Executivo em promoverem acções sociais de apoio aos desempregados do concelho, nomeadamente aos desempregados provenientes da indústria cerâmica caldense.
Bem sabemos que compete ao governo assistir a esta situação dramática, que afecta cada vez um maior número de cidadãos. Parece-nos, no entanto, que à semelhança de outros munícipios, deveriamos também nós implementar medidas de reforço às políticas encetadas pela administração central no combate ao desemprego, nomeadamente na dinamização de iniciativas relacionadas com a formação profissional e na minimização dos efeitos económicos e sociais provocados pelo desemprego, materializados em exclusão social e económica.
Salvaguardar o Património Cultural e Artístico do concelho, sim, de acordo; esquecer e ignorar os problemas que afectam dramaticamente o Património Humano residente no concelho, Não!
Sejamos pois sensíveis à dimensão humana e social do flagelo do desemprego, que afecta a nossa sociedade, projectando medidas de apoio e suporte que nos possibilitem afirmar que, antes de tudo, estão as pessoas, os nossos cidadãos.

Falta de Recursos Tecnológicos no Posto de Turismo, no edifìcio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha

Alguns munícipes fizeram-nos chegar o seu desagrado e a sua indignação pela situação em que se encontram alguns dos computadores, com acesso à Internet, existentes no espaço público Internet, do Posto de Turismo localizado no edificio da Câmara Municipal.
Reduzido número de computadores, quase nenhum a funcionar, inexistência de ligação à Internet e impossibildiade de resposta por parte dos serviços administrativos do Posto aos vários pedidos formulados pelos utilizadores, consequência da inexistência de recursos tecnológicos que possibilitem o normal funcionamento do Posto, dos seus serviços e das suas valências.
Foi-nos dito que esta semana a situação seria regularizada. A ver vamos.....

Sem comentários: