Há noite na ESAD.....
O Ministério da Ciência e Ensino Superior autorizou o funcionamento para o próximo ano lectivo do Curso de Design de Ambientes na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. O Partido Socialista congratula-se com a aprovação desta proposta de novo curso apresentada pelos professores da ESAD. Trata-se do primeiro curso organizado de raíz segundo os princípios do processo de Bolonha.
O Partido Socialista lembra, no entanto, que este reconhecimento pelo Ministério do Curso proposto pela ESAD não nos deve fazer esquecer que o Instituto Politécnico de Leiria decidiu, no princípio deste ano, transferir o Curso de Animação Cultural da Escola das Caldas para a Escola de Educação de Leiria. Esta decisão não teve nem tem a nossa concordância.
Em devido tempo manifestámos a nossa crítica a essa transferência. O Curso de Animação Cultural estava bem integrado no plano de estudos da ESAD, desenvolvendo formações de importância estratégica para a região. A deliberação de mudar o Curso foi tomada sem levar em consideração a posição dos órgãos da escola e sem audição dos representantes da autarquia das Caldas.
Se, há 4 meses meses, a saída da Animação Cultural nos parecia injustificada, agora parece-nos absurda. De facto, entretanto o Ministério da Ciência e do Ensino Superior aprovou a adequação de todos os Cursos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha ao processo de Bolonha. Ou seja, o Curso de Animação Cultural foi adequado ainda como curso da ESAD, mas o IPL quer que venha a funcionar como Curso da Escola Superior de Educação, onde não foi adequado. É um contrasenso. Por outro lado, o Ministério da Educação e Ensino Superior acaba de aprovar uma proposta de criação de um Curso de Animação Turística na Escola Superior de Tecnologia do Mar em Peniche. Se para o IPL faz sentido um curso de Animação Turística em Peniche, porque é que não faz sentido um de Animação Cultural nas Caldas?
O Partido Socialista entende que este assunto devia merecer uma séria reflexão por parte dos órgãos do Instituto Politécnico de Leiria, tendo em atenção a qualidade do ensino superior, os interesses dos alunos e o equilíbrio regional.
O Partido Socialista sublinha a inequívoca relevância regional (Oeste) e Distrital (Leiria) da vocação cultural de Caldas da Rainha, num momento em que as opções estratégicas são decisivas para que a afirmação turística e o desenvolvimento do Oeste seja orientada para a qualificação, a excelência, a inovação e a competitividade.
A actual situação e o sentimento de perda colectiva é tanto maior quando a transferência do curso de Animação Cultural reflecte uma gritante violação dos compromissos históricos assumidos. Importa recordar que, quando foi abandonado o projecto de criação da Escola Superior de Artes do Espectáculo, a instituição dos cursos de animação cultural, de teatro e de dança foram apresentados com um espécie de compensação. A amputação de uma das medidas de compensação não pode deixar de suscitar a nossa frontal oposição, por ser contrária aos interesses de Caldas da Rainha
O Partido Socialista, num quadro de profundas alterações no ensino superior em Portugal, não deixará de contribuir para um debate público sobre a importância da ESAD e do ensino superior para o futuro de Caldas da Rainha e para a afirmação da Região Oeste. Não é aceitável que, à margem da Autarquia e da sociedade caldense, sejam tomadas decisões lesivas do interesse estratégico de Caldas da Rainha, sem informação, sem debate público e sem uma firme defesa de uma ideia de cidade e de município.
1 comentário:
Olá. É uma ideia interessante: preenche uma lacuna na informação em relação às actividades dos vereadores do ps nas caldas. O blogue promete: força aí. Abraço do Paulo Prudêncio.
Enviar um comentário